quarta-feira, 21 de setembro de 2011

5 projetos matadores com Arduino


A seguir estão cinco projetos que utilizam a plataforma de prototipagem open source arduino. Não são exatamente novos, mas garantem boa diversão para quem gosta de criar hardware e software.

1) 
OpenEnergyMonitor
Open Energy Monitor é um projeto open source de hardware e software para medir, controlar e analisar o consumo doméstico de energia. O medidor de corrrente alternada é simples de fazer e pode ser conectado a qualquer fiação da casa sem a necessidade de cortar fios (por usar um princípio eletromagnético para medir a corrente ele não é invasivo). Para melhorar a solução há disponível um aplicativo web capaz criar gráficos de consumo.
2)

Um projeto bem mais complexo, mas não menos divertido, é o robô espião sem fio. Ele é foi construído com partes bem inusitadas, como: carro de brinquedo, roteador Linksys WRT54G e câmera IP BL-C1, da Panasonic. O criador disponibilizou uma lista de materiais necessários e o software para controlar o carro a distância. A velocidade máxima que ele conseguiu atingir foi 15,5 km/h e o alcance, cerca de 500 metros.
3)

Para tornar seus eletrônicos mais ecológicos, nada melhor do que utilizar luz solar. Este gadget torna o aproveitamento da energia solar mais interessante. Com quatro paineis solares, um servo motor e alguns sensores, o eletrônico procura aonde está o sol para alimentar o pró-pio circuito.
4) 
OpenSprints
Para os aficionados por bicicleta, o site Open Sprints usa o arduino para medir o desempenho de uma corrida em uma bicicleta fixa. O circuito de controle prevê quatro bicicletas fixas e indica softwares como o Goldsprints FXpara competições.
5)

Se você está cansado gravar sons da sua guitarra para depois mixar, o projeto guitarlooper facilita a criação musical. Ele permite que você ligue os pedais e comece a produzir trechos de música.
Se você não está familiarizado com a plataforma arduino, sugiro dar uma olhada no site oficial e em um tutorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário