quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Controlando robôs e outras coisas pelo celular


Você se lembra das secretárias eletrônicas antigas, que para acessar remotamente (do outro lado da linha) as chamadas gravadas você tinha que digitar a sua senha num aparelhinho que fazia uns tons estranhos. Pois bem, estes tons “estranhos” são chamados de DTMF, e são uma maneira fácil de controlar objetos (servo-mecanismos, robos, eletronica) a distância.
DTMF é a sigla em inglês de “Dual-Tone Multi-Frequency”, os tons de duas freqüências utilizados na discagem dos telefones mais modernos. … Com o advento dos telefones com teclado, das centrais telefônicas mais modernas e com a disseminação dos filtros (primeiro os analógicos, depois os digitais), passou-se a utilizar a sinalização multifreqüencial, uma combinação de tons (os DTMFs vulgarmente conhecidos em inglês por touch tones) para discagem.” -wikipedia
Na década de 80 foi criado um chip, o MT8870, que ainda é usado como decodificador de DTMF. No Brasil não é tão fácil de achar. Mas se você tiver alguma sucata de secretária-eletrônica (tem que ser das velhas) existe uma boa chance de você encontrar um lá.
Para o circuito abaixo:
  • Use resistores de 1% e capacitores de 5%.
  • Leve em conta o atraso da rede GSM/CDMA. A latência pode ser maior que 0.5 segundo. Ou seja, nada de controle em “tempo real”. Mas mesmo assim, super divertido. E com um pouco de prática você será capaz de antever quando pressionar a tecla.






A placa abaixo foi desenvolvida com intuito de controlar um videogame de futebol usando como sinais de controle para os jogadores os sinais DTMFs gerados por telefones celulares (os que pior controlavam eram os iPhones! DTMFs muito curtos?). O jogo permitia que até três pessoas ligassem ao mesmo tempo.
Para usar o arduino basta ligar as saídas Q1-Q4 do MT8870 em I/Os (alguma entrada digital) do Arduino (ou qualquer outro microcontrolador).
Quando a foto foi tirada, somente o primeiro MT8870 estava funcionando, nos outros faltavam os resistores de 1k de pull-up.

Você tambem pode usar as saídas do MT8870 para controlar um relé e acionar remotamente outros dispositivos: lâmpadas, liquidificadores, TVs…

Referências:
[1] http://www.razorconcepts.net/dtmf.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário